Entende-se que a acolhida é também uma forma de evangelização: “acolhei-vos uns aos outros como Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rom 15, 7).

O Tecendo Laços tem como objetivo acolher o corpo discente da PUC-Rio, apresentando os objetivos e projetos da Pastoral Universitária Anchieta, indicando as possibilidades de atuação no Programa de Voluntários da PUA a partir dos quatro eixos de atuação: acadêmico, espiritual, cultural e social. Também tem como propósito a interação com o voluntariado e estagiários, tanto no acompanhamento de sua participação na PUA quanto no desenvolvimento das atividades.

Buscando institucionalizar a ação voluntária, o Tecendo Laços e a Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (Respuc) criaram uma parceria, favorecendo aos voluntários da PUA a regulamentação do seu serviço segundo os critérios da instituição, o que inclui o cadastro pelo Sistema de Gerenciamento Universitário (SGU). Essa nova modalidade de cadastro garante ao estudante da PUC-Rio a seriedade do seu compromisso e a visibilidade do seu trabalho junto à instituição.

Conheça os projetos de estudantes que são nossos parceiros e que oferecem oportunidade para voluntariado:

 

Missão Milionária

  • O Missão Milionária visa estimular e possibilitar o acesso à Educação Financeira e ao uso saudável do dinheiro, através da inteligência financeira.
  • Oportunidade: estudante com conhecimento nas áreas de Design e Marketing Digital.

Mão Santa

  • A Mão Santa é um negócio social que promove a qualificação dos profissionais e dá oportunidade a mulheres certificadas nas reformas domiciliares.
  • Oportunidade: estudante universitário de Engenharia Civil, Comunicação, Psicologia, Serviço Social e outras áreas de humanas, que tenha tempo disponível diário.

Parque de Angola – contato: renatoomendonca@gmail.com

  • O projeto Parque de Angola visa reviver a cultura da capoeira angola dentro da comunidade Parque da Cidade, trabalhando não só o corpo do indivíduo, como também a mente. Abordamos questões sobre racismo, machismo, orientação sexual, religião, história e tradições da capoeira no intuito de nos tornarmos pessoas mais conscientes e respeitosas com as diversidades de cada um.
  • Oportunidade: estudantes com conhecimento em Fotografia, Edição de Vídeo, Produção (montar exposições artísticas ou literárias no museu do Parque da Cidade), e que se interessem pelo assunto e estejam dispostos a trabalharem com cultura negra e aprenderem sobre ela.

Santa Cruz Universitário

  • O projeto Santa Cruz Universitário é um Pré-Vestibular Social com atuação no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que visa inserir os jovens da região nas universidades.
  • Oportunidade: estudante de qualquer curso que tenha interesse em ministrar oficinas de cidadania.

Workay

  • A Workay é um negócio social de intermediação de serviços de reformas e decoração com prioridade por mão de obra feminina.
  • Oportunidade: estudante de qualquer área, especialmente de Comunicação, Cinema, Engenharias, Economia, Letras (produção de conteúdo), Design, Arquitetura.

COLAP 

  • O COLAP é um projeto organizado por universitários da PUC-Rio que tem como objetivo ajudar estudantes que estejam completando o ensino fundamental, sejam eles bolsistas de rede particular ou alunos do município, que tenham a intenção de realizar provas para instituições públicas e privadas de ensino médio.
  • O significado da sigla COLAP é Colaboração e Aprendizagem, sendo essas as palavras que concentram os ideais do projeto e dos voluntários. Acreditamos que a carência de oportunidades para os jovens pode ser minimizada e até mesmo erradicada com a colaboração entre as pessoas. Todo o trabalho é voluntário, atualmente conta com 16 estudantes da PUC, e não possui fins lucrativos.

OldTech 

  • OldTech é um projeto de inclusão digital para idosos e consiste em aulas gratuitas sobre como usar celulares e seus aplicativos. Ocorre semanalmente na Casa de Convivência Maria Haydee, Gávea.
  • Como os idosos possuem níveis diferentes de conhecimento do aparelho, os temas das aulas variam de acordo com o grupo de alunos que é montado. O projeto é uma oportunidade de ajudar e fazer diferença na vida daqueles que muitas vezes são deixados de lado. Além da troca de conhecimento técnico, os idosos têm muito a nos ensinar. E essa relação torna-se muito gratificante e rica ao longo do tempo.

 

Se você é voluntário e quer apresentar alguma opinião ou proposta para outro projeto que não o seu, estaremos à disposição para ajudar no que for preciso.

Para saber mais, solicite informações em nossa Secretaria.

#SejaVoluntário!

INSCRIÇÃO VOLUNTARIADO