“Sonho que se sonha só

É só um sonho que se sonha só

Mas sonho que se sonha junto é realidade” (Raul Seixas)

 

É nesse espírito que o Tecendo Laços interage com a PUC-Rio: em rede. E essa rede é tecida tanto na interação com o corpo de voluntários que colaboram nas ações da Pastoral Universitária quanto no apoio institucional aos projetos de iniciativa estudantil que dialogam com os valores éticos, humanos e cristãos.

O Tecendo Laços acolhe o corpo discente da PUC-Rio, apresenta os valores e projetos da Pastoral Universitária, indica as possibilidades de atuação no Programa de Voluntariado a partir dos eixos acadêmico, espiritual, cultural e social. Também é um colaborador com as iniciativas de jovens universitários que buscam transformar realidades sociais e subjetivas, indo ao encontro do reconhecimento da dignidade humana, proporcionando apoio institucional e inserindo o projeto em uma rede de colaboração para melhor desempenho das ações desejadas.

É através do SER que a Solidariedade em Rede se concretiza. Nossos parceiros contam com auxílio para resolução de demandas junto à Universidade, certificação das atividades complementares, seleção de voluntários segundo as necessidades do projeto, interação com outros parceiros para troca de experiencias, espaços de formação e tudo mais que uma rede de solidariedade pode proporcionar! Para conhecer nossos projetos parceiros é só conferir logo a baixo!

E tem mais! O Tecendo Laços e a Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (Respuc) criaram uma parceria, favorecendo aos voluntários da Pastoral a regulamentação do seu serviço segundo os critérios da instituição, o que inclui o cadastro pelo Sistema de Gerenciamento Universitário (SGU). Essa nova modalidade de cadastro garante ao estudante da PUC-Rio a seriedade do seu compromisso e a visibilidade do seu trabalho junto à instituição.

 

Quer fazer parte dessa rede? Entre em contato pelo e-mail angelicabranco@puc-rio.br.

Projetos parceiros 2020

A Portuguesa

revisao.aportuguesa@gmail.com

A portuguesa revisão e redação trabalha com a comunicação escrita – adaptação de linguagem, escrita acadêmica e escrita criativa! Revisão de dissertações, teses e TCCs para todos os cursos, coordenação de projetos editoriais e redação de textos para sites e projetos. Em parceria com a Pastoral Universitária da PUC-Rio, desenvolvemos projetos de formação acadêmica, promovendo oficinas de incentivo à produção de textos acadêmicos e formação de revisores para atuar na Dignidade Re-Vista.

Oportunidade: estudante de Letras.

A Nova Chance

anovachanceprojetosocial@gmail.com

A Nova Chance é uma ONG voltada ao atendimento à população vulnerável de diferentes maneiras, buscando a acessibilidade dos direitos, orientação social e fortalecimento psicossocial.

Nossa missão é a inclusão social através de ações efetivas com as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, assistidas por esta organização.

Possuímos cinco frentes para diferentes públicos: Vidas Visíveis, Eu que Lute, HIPO-JUS. Brincadeira Solidária e Ronda Solidária.

Oportunidade: estudantes de todas as áreas que tenham interesse em realizar ação social.

Site: anovachance.com.br

Instagram: @anovachance_projetosocial

Agência RP Comunicação e Eventos

rodrigopolicenorj@hotmail.com

Agência RP – Comunicação & Eventos, empresa fundada pelo estudante de publicidade e propaganda Sérgio Rodrigo P de Sant’Anna e pela mestranda em comunicação Patricia S. Gabrig de Sant’Anna, trabalha na área de marketing digital e eventos, oferecendo os serviços de plano de negócios gerenciamento de redes sociais, construção de sites e planejamento de eventos de marketing, casamentos, infantis e corporativos.

COLAP

COLAP é um projeto organizado por universitários da PUC-Rio que tem como objetivo ajudar estudantes que estejam completando o ensino fundamental, sejam eles bolsistas de rede particular ou alunos do município, que tenham a intenção de realizar provas para instituições públicas e privadas de ensino médio. O significado da sigla COLAP é Colaboração e Aprendizagem, sendo essas as palavras que concentram os ideais do projeto e dos voluntários. Acreditamos que a carência de oportunidades para os jovens pode ser minimizada e até mesmo erradicada com a colaboração entre as pessoas. Todo o trabalho é voluntário, atualmente conta com 16 estudantes da PUC, e não possui fins lucrativos.

Oportunidade: estudante de qualquer área, de acordo com a demanda do projeto.

Mão Santa

Mão Santa é um negócio social que promove a qualificação dos profissionais e dá oportunidade a mulheres certificadas nas reformas domiciliares.

Oportunidade: estudante universitário de Engenharia Civil, Comunicação, Psicologia, Serviço Social e outras áreas de humanas, que tenha tempo disponível diário.

Parque de Angola

renatoomendonca@gmail.com

O projeto Parque de Angola visa reviver a cultura da capoeira angola dentro da comunidade Parque da Cidade, trabalhando não só o corpo do indivíduo, como também a mente. Abordamos questões sobre racismo, machismo, orientação sexual, religião, história e tradições da capoeira no intuito de nos tornarmos pessoas mais conscientes e respeitosas com as diversidades de cada um.

Oportunidade: estudantes com conhecimento em Fotografia, Edição de Vídeo, Produção (montar exposições artísticas ou literárias no museu do Parque da Cidade), e que se interessem pelo assunto e estejam dispostos a trabalharem com cultura negra e aprenderem sobre ela.

Obs.: as atividades presenciais estão suspensas devido a pandemia da COVID-19

Santa Cruz Universitário

O projeto Santa Cruz Universitário é um Pré-Vestibular Social com atuação no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que visa inserir os jovens da região nas universidades.

Oportunidade: estudante de qualquer curso que tenha interesse em ministrar oficinas de cidadania.

Workay

Workay é um negócio social de intermediação de serviços de reformas e decoração com prioridade por mão de obra feminina.

Oportunidade: estudante de qualquer área, especialmente de Comunicação, Cinema, Engenharias, Economia, Letras (produção de conteúdo), Design, Arquitetura.

 

Parceiros Históricos

OldTech (2019)

OldTech é um projeto de inclusão digital para idosos e consiste em aulas gratuitas sobre como usar celulares e seus aplicativos. Ocorria semanalmente na Casa de Convivência Maria Haydee, Gávea. Como os idosos possuem níveis diferentes de conhecimento do aparelho, os temas das aulas variam de acordo com o grupo de alunos que é montado. O projeto era uma oportunidade de ajudar e fazer diferença na vida daqueles que muitas vezes são deixados de lado. Além da troca de conhecimento técnico, os idosos têm muito a nos ensinar. E essa relação torna-se muito gratificante e rica ao longo do tempo.

Missão Milionária (2018)

Missão Milionária visa estimular e possibilitar o acesso à Educação Financeira e ao uso saudável do dinheiro, através da inteligência financeira.

Rio Se Move e Recicla Óleo de Cozinha (2017 – 2018)

A Rede Dom Hélder Câmara é um organismo da Arquidiocese do Rio de Janeiro criada para apoiar e fortalecer os grupos de geração de emprego e renda criados sob a inspiração do evangelho e da ação solidária da Igreja no Rio. Como uma forma de cumprir com este propósito, a Rede criou a campanha Rio Se Move e Recicla Óleo de Cozinha para coleta, e reciclagem de óleo doméstico e, com isso, gerando renda através da economia solidária.

Em parceria com a Pastoral Universitária Anchieta e a Vice-Reitoria Comunitária, a PUC-Rio se tornou um posto permanente do projeto Rio Se Move coletando óleo usado e conscientizando a comunidade PUC por uma agenda socioambiental.

Eventos parceiros

I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência (2018)

O Congresso consiste na reunião de profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de promover e refletir a pessoa humana á luz do humanismo solidário nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Organização: Setor Universidades – Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC).

Semana das Comunidades (2019)

 

 

 

 

Se você é voluntário e quer apresentar alguma opinião ou proposta para outro projeto que não o seu, estaremos à disposição para ajudar no que for preciso.

Para saber mais, solicite informações em nossa Secretaria.

#SejaVoluntário!

INSCRIÇÃO VOLUNTARIADO