Busca-se estimular os universitários a desenvolver valores humanísticos no seu processo de formação profissional. Utilizamos ferramentas de autoconhecimento e diálogo inter-religioso para que os Direitos Humanos e os valores Crísticos possam estar presente no dia-a dia das atividades de uma universidade em Pastoralidade

.

Aprofundamento da fé

Grupo que estimula o diálogo entre fé e razão. Com encontros semanais online ou presenciais que estimulam o autoconhecimento e o debate para tomada de consciência da sua humanidade, a partir da formação integral.

Sacramento da Crisma

A Pastoral Universitária oferece a preparação para o sacramento e anualmente ocorre a celebração do sacramento da Crisma. A preparação para o sacramento é feita em conjunto com grupo “aprofundamento da fé”.

Voa (Voluntários em Ação)

O curso de extensão universitária oferece 40 horas de atividade complementar e é certificado pela CCE (Coordenação Central de Extensão). Tem como objetivo ações práticas dos valores humanísticos e dos Direitos Humanos. É realizado em projetos existentes da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da comunidade do entorno da PUC-Rio.

EVC – Exercícios na Vida Cotidiana

Os EVC são uma forma de fazer os Exercícios Espirituais propostos por Santo Inácio de Loyola numa caminhada de trinta ou mais semanas, em que os estudantes dedicam um tempo à oração diária e encontram-se periodicamente com um acompanhante para partilhar os passos dados na oração e, assim, serem preparados para a continuidade da experiência.

UP

O UP é um grupo de partilha e produção científica a respeito da defesa e garantia de liberdades de crenças e cultos. O grupo transreligioso de estudos  se encontra mensalmente e tem a finalidade de ser um espaço harmônico de acolhida aos estudantes da PUC-Rio para a construção de diálogos que resultem em propostas de superação da intolerância religiosa e possa gerar produtos de impacto social na comunidade universitária.

Eventos

Rodas de Conversas para debater sobre temas no âmbito da Espiritualidade e do Diálogo Inter-religioso.
Seminário Respeite o meu Sagrado: Durante o segundo semestre a Pastoral Universitária tem como projeção a construção de um seminário de dois dias que possibilite uma interlocução das mais variadas expressões religiosa acerca da defesa e promoção dos Direitos Humanos e da liberdade de crença e/ou religião.