Inácio Peregrino ( Trecho Inicial)

Escrito pelo jesuíta brasileiro Pe. André Luís Araújo, SJ, esse poema narra a vida de Santo Inácio de Loyola.

ROMA
Atendendo a muitos pedidos
Dos jesuítas que em Roma havia,
Decide Inácio contar sua vida
Numa autobiografia.
Feito o discernimento,
Rezando missa e com penitência,
Está ao encargo de tal ofício
O Padre Luís Gonçalves da Câmara,
Escolhido para ouvi-lo
E narrar…

31/07/2018


Da teoria contratualista à responsabilidade de proteger: um breve panorama histórico sobre os conceitos de soberania e direitos humanos.

Tudo parte do exame de diversos pensadores sobre a condição humana em um ambiente anárquico, o chamado ‘estado de natureza’. Neste ponto a teoria contratualista nos ajuda a entender os caminhos que levaram as pessoas a formar um Estado. Em sua obra, Thomas Hobbes considera que todas as coisas são escassas e, consequentemente, existiria uma constante guerra de todos contra todos, a ‘bellu…

27/07/2018


Um Deus em busca do ser humano

A narrativa da história narrada na bíblia do relacionamento entre Deus e o ser humano se abre com uma instigante pergunta de Deus-Pai: “Adão onde estás”? (Gn 3,9) e se fecha com a oração da Igreja que remetendo a Cristo, seu esposo, invoca: “Eis que venho em breve…” (Ap 22,7). Entre estes dois extremos se desenrola uma longa caminhada de uma humanidade que toma progressivamente con…

27/07/2018


A evolução da Democracia Ocidental e seus valores de liberdade, igualdade e fraternidade

A democracia se baseia no voto direto, que resume o anseio popular. Qualquer representante político que não se firme por tal argumento, é inverídico e substancioso. Agora vamos pontuar alguns aspectos historicos. No último quarto do século XVIII, com os marcos históricos da Revolução Francesa (1789) e a Revolução Americana (1776), vimos nascer as bases da democracia moderna. Era uma res…

18/05/2018


Conversando sobre Pluralismo Cultural

O Pluralismo Cultural significa o respeito na convivência mútua de características culturais pertencentes a diferentes grupos sociais, ou seja, repudia atitudes discriminatórias. A falta de informação e um passado de Brasil colônia, ainda sustentado pelos estereótipos, fazem com que o outro seja visto como inimigo e torna ainda mais difícil a consideração com o próximo.

Mesmo no s…

28/02/2018


Combate à violência contra mulher

Uma a cada três mulheres sofreram algum tipo de violência durante o último ano, segundo o Datafolha. No Mapa da Violência de 2015, o Brasil foi visto como 5 colocado no ranking de assassinatos de mulheres. Em 2016, 66% da população viu algum tipo de agressão ao sexo feminino. O pior? São 503 vítimas a cada hora que passa, e 52% delas se calam. O medo de delatar e a impunidade que ocorre e…

28/02/2018


Ministério dos Direitos Humanos é considerado ofensa por deputado

De acordo com o site da UOL, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao crime organizado, deputado Capitão Augusto (PR-RS), viu como uma ofensa a criação do Ministério dos Direitos Humanos. Segundo ele, a seguridade do indivíduo vem antes da saúde e da educação. Querendo diminuir a nova decisão, o político ainda ironiza sobre já ter havido até mesmo um Ministério da…

28/02/2018


Realmente está tendo inclusão? Preencha o formulário

O que nós da Pastoral sempre batemos na tecla e queremos saber é: está realmente havendo inclusão?

Saíram as notas do Sisu, e ao contrário do que se esperava, já que o tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 foi “ Desafio para formação de surdos”, a média destes ficou bem abaixo do resto do público que fez a prova. Qual seria o motivo disso? A Diretora do Departame…

28/02/2018